APRESENTAÇÃO

Esta 7ª edição de Imunologia Celular e Molecular foi reescrita e revisada de forma significativa como parte de nossos contínuos esforços para fazer com que o livro fique atualizado e, ao mesmo tempo, preserva o estilo de fácil compreensão que os leitores tanto apreciaram nas edições anteriores. Adicionamos novas informações enquanto nos esforçamos para enfatizar conceitos importantes sem aumentar o tamanho do livro. Também mudamos muitas seções, quando necessário, para proporcionar maior esclarecimento, precisão e perfeição.

Entre as principais mudanças está a reorganização dos capítulos a fim de consolidar os temas e apresentar as informações de forma mais acessível. A reorganização dos capítulos inclui: um novo capítulo que discute as respostas imunológicas nos tecidos das mucosas e em outros locais especializados; um novo capítulo sobre a migração de leucócitos, que reúne conceitos que foram previamente discutidos em diversos capítulos; mais um novo capítulo que consolida as discussões dos receptores e da sinalização imunológica, que também estavam em diversos capítulos anteriores; incorporação das discussões das citocinas nos capítulos pertinentes ao invés de catalogar todas as citocinas em apenas um capítulo; e a continuação da discussão da autoimunidade no capítulo sobre a tolerância, portanto o estabelecimento e insuficiência de tolerância imunológica são discutidos como um tema coeso. Além disso, todo o livro foi atualizado para incluir muitos avanços recentes na área da imunologia. Alguns dos tópicos que foram revistos de forma significativa são aqueles a respeito do inflamassomo, a biologia das células TH17, e o desenvolvimento e funções das células T auxiliadoras foliculares. É notável e fascinante que novos princípios continuem a emergir da análise dos complexos sistemas que estão por trás das respostas imunológicas. Talvez um dos desenvolvimentos mais interessantes para os estudantes das doenças humanas seja o fato de que os princípios básicos de imunologia estão lançando agora as bases para o desenvolvimento racional de novas terapias imunológicas. Em todo o livro tentamos enfatizar estes novos princípios terapêuticos e fundamentais sobre os quais eles se baseiam.

Outra mudança importante na 7ª edição é um novo programa de ilustração, em que cada figura do livro foi revisada. O estilo das novas figuras é baseado nos pontos fortes de nossas ilustrações conhecidas nas edições anteriores, mas incorpora muitos recursos novos, como figuras tridimensionais e novas convenções de rotulagem destinadas a melhorar a clareza e a estética. Um grande número de novas ilustrações foi adicionado. Também continuamos a melhorar a clareza das tabelas, e mantivemos as características de design, como o uso de texto em negrito itálico para destacar as “mensagens finais”, e tornar o livro fácil e agradável para a leitura. As listas das leituras selecionadas continuam a enfatizar artigos recentes de revisão que fornecem uma abordagem detalhada sobre assuntos específicos para o leitor interessado. Dividimos as listas em seções baseadas em temas para ajudar os leitores a encontrar os artigos mais úteis para suas necessidades. Uma nova tabela lista as citocinas, seus receptores e suas principais fontes e funções celulares (Apêndice II).

Muitos indivíduos fizeram valiosas contribuições para esta edição. Drs. Richard Blumberg, Lisa Coussens, Jason Cyster, Francis Luscinskas e Scott Plevy revisaram várias seções, e todos foram generosos com conselhos e comentários. Agradecemos aos Drs. Thorsten Mempel, Uli von Andrian e Jason Cyster por ajudar com as ilustrações da capa desta e das edições anteriores. Nossos ilustradores, David e Alexandra Baker da DNA Illustrations, permanecem parceiros de total direito no livro e fornecem sugestões inestimáveis para a clareza e precisão. Diversos membros da equipe da Elsevier desempenharam papéis importantes. Nosso editor, Bill Schmitt, tem sido uma fonte de apoio e estímulo. Nossa editora de gerenciamento, Rebecca Gruliow, conduziu o livro em toda sua preparação e produção. Lou Forgione é responsável pelo design, e Sarah Wunderly encarregou-se da fase de produção. Finalmente, nossos alunos foram a inspiração original para a primeira 1ª deste livro, e lhes somos continuamente gratos, porque com eles aprendemos a pensar sobre a ciência da imunologia, e como deveríamos transmitir o conhecimento da forma mais clara e significativa.

ABUL K. ABBAS, ANDREW H. LICHTMAN, SHIV. PILLAI